- O LIXO -
UM GRANDE PROBLEMA DA ATUALIDADE:
Nesse mês de maio iremos trabalhar com o tema "O LIXO" uma problemática da atualidade, que perpassa por uma educação ambiental. Aos professores da rede pública e seguidores que se interessar pelo tema acesse com frequencia e veja as novidade, atividades, vídeos e dinâmicas sugeridas para o tema. Segue abaixo o projeto.
JUSTIFICATIVA:
Os parâmetros curriculares do MEC trás a necessidade de trazermos para sala de aula temas transversal como a formação da consciência ambiental do homem no desperdício de água, na reciclagem do lixo entre outros . Vivemos numa aldeia global. O estilo de vida do homem sul americano afeta de maneira indireta a vida de outros povos do planeta. Não podemos mais pensar que as queimadas daqui não atingiram os povos de outras aldeias. O planeta Terra é nossa moradia e pede socorro!
Nossa responsabilidade em cuidar do lixo não termina na porta de nossa casa. Vai muito mais além. O aquecimento global é conseqüência desse estilo de vida egoísta e consumista que o homem vem construindo dia a dia sem se preocupar com a sustentabilidade do planeta. Nós, professores e professoras da rede pública temos o estrito cumprimento do dever legal de mudar essas realidade. Provocando discussões nas salas de aula, onde leve ao aluno a refletir sobre suas atitudes como um co-responsável por um planeta mais saudável, uma vida mais leve, como menos desperdício e responsabilidade social. Esse efeito dominó, com certeza, provocará resultados significativos se implantado desde cedo nas crianças e desde já nos adultos. Precisamos pensar em atitudes com urgência para melhoria da qualidade de vida e sobrevivência da espécie humana no nosso planeta. Nesse sentido o colégio Quintino Cunha vem trazer para prática através desse projeto uma reflexão que possa provocar mudanças atitudinais em nossos alunos quanto à problemática do lixo, desde atitudes simples de armazenamento do lixo doméstico, a coleta seletiva, a fiscalização de lixões abertos, como a exigir de nossas autoridades ações mais energética nesse sentido.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver nos alunos uma consciência participativa de responsabilidade social quanto a melhoria do meio ambiente para uma qualidade de vida saudável para todos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Capacitar os alunos a fazerem uma coleta seletiva do lixo doméstico;
2. Descobrirem os alunos as doenças provocadas pelo acumulo do lixo;
3. ampliar o conhecimento dos alunos sobre reciclagem do lixo;
4. Conhecer o tempo de decomposição do lixo que produzimos;
5. Conhecer a realidade daqueles que vivem do lixo
TÓPICOS SOBRE O TEMA
Discussão político-pedagógica da palavra LIXO
Classificação, característica origem do lixo
Doenças causadas pelos acumulo do lixo
Formas de reaproveitamento do lixo
Leitura da Carta da Terra;
Tabela do tempo de decomposição do lixo
Visão da coleta do lixo nas principais cidades do Brasil;
A indústria do lixo: catadores- empresários;
As leis regulam o lixo;
Dicionário do lixo
DESENVOLVIMENTO:
O projeto será lançado na primeira semana de maio e terá como cenário a recepção dos alunos em sala de aula toda cheia de lixo. Colocando os alunos diante dessa realidade, observar qual a reação deles e que atitudes irão tomar. Após a limpeza da sala, abrir círculo de debate. Perguntar o que eles sentirem? Porque sentiram. Qual a sensação depois da limpeza? Como seria a escola, sua rua, a cidade sem a coleta de lixo? Deixar os alunos liberarem sua oralidade. Quando o professor sentir que o assunto estar se esgotando, instigar novamente, reformulando perguntas a partir de seus pensamentos e colocações. O projeto deverá todo dia ter esse momento de debate sobre o que eles aprenderam de novo, que viram sobre o assunto na imprensa, nos comentários de alguém ou leram. O professor(a) deverá estar sempre se preocupando em elevar a criticidade do aluno sobre o tema.
No decorrer do projeto deverão ser intercalados os conteúdos da grade curricular, conforme anexo abaixo.
O projeto deverá ter uma lema escolhido pelos alunos com ajuda do professor(a) o qual constará nas produções artísticas como cartazes, panfletos, desenhos etc.
O projeto deverá contar com participação do pessoal da limpeza da escola, em discussão de circulo convidá-los para apresentar a problemática do lixo na escola, bem como a participação da direção nesse sentido;
Agendar junto à biblioteca da escola ou responsável para selecionar livros sobre o tema, bem como levá-los para assistir vídeos a respeito;
Agendar uma visita junto aos órgãos responsáveis pela coleta de lixo ou empresa que trabalhem com o lixo reciclado;
Desenvolver a arte de dramatizar. Convidar um catador de lixo para dar seu depoimento em sala. Destacar as suas dificuldades e preconceitos enfrentados.Escolher os alunos para representar um dia de catador de lixo.
Designar uma data para o fechamento do projeto. O fechamento deverá uma atividade onde os alunos tenha a oportunidade de expressar o que aprenderam com o projeto e a oportunidade para expressar que outros assuntos lhe interessaria para discutirem também. Como sugestões: uma exposição no auditório da escola ou pátio de objetos feito a partir da reciclagem, ou os trabalhos realizados pelos alunos, ou palestrante de alguma ONG ou órgão que trabalhem com a questão ambiental. Fica a criatividade de cada professor(a).
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
1. Inteligência Lingüísticas;
2. Inteligência Lógica-matemática;
3. Inteligência Interpessoal
4. Inteligência Cinestésica-Corporal
ANEXO
CONTEÚDOS CURRICULARES – EJA I e II
LINGUAGEM ORAL
Contar fatos e experiências sem omissões sobre o tema em sala de aula
Recontar textos narrativos ou informativos lidos pelos professor em aula
Dramatizar situações reais ou imaginárias
Recitar em voz alta, contos e pequenos textos
Posicionar fretes aos t emas tratados
Respeitar o turno da palavra
LINGUAGEM ESCRITA
Diferenciar o alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Conhecer os diferentes tipos de letras: formas, cursivas, bastão
Identificar as letras palavra geradora do tema : L I X O
Produzir as famílias da palavra geradora e encontrar palavras a partir das famílias;
Utilizar critérios quantitativos e qualitativos nos uso das letras pra escrever nomes ou comparar palavras
Utilizar imagem para associar as palavras. Associar a primeira letra a cada palavras
Trabalhar o alinhamento das palavras, e e o espaçamento das mesmas nas frases;
Trabalhar com textos enumerativos começando por listas;
Produzir textos listas em forma de colunas ou separados por vírgulas;
Ordenar as listas em ordem alfabéticas;
Usa a lista para etiquetar, nomear
Conhecer os diferentes tipos de lista: lista telefônica, lista de compras, lista de classificação;
Introduzir pequenos texto literários como poemas, adivinhações para memorizar
Trabalhar com textos informativos: jornais: saber qual a função do jornal, como são organizados e de que temas tratam
Identificar os elementos gráficos e visuais que o compõem ( diagramação, fotografia, ilustração et)
Identificar e ler manchete e títulos prevendo o conteúdo das notícias,
MATEMÁTICA
Reconhecer números no contexto diário
Utilizar estratégica para fazer contagem de cabeça, estimativa, comparação e agrupamento
Reconhecer e escrever os números naturais de 1 a 100
Contar e escrever em escala ascendente e descendente
Interpretar códigos freqüente no cotidiano como n º de telefone, apt., rua, CEP. Etc.
Identificar antecessor e sucessor de um número;
Identificar e ler número natural com dois, três , ou quatro dígitos
Noções básicas de agrupamentos, conjunto
Escrita dos algarismos romanos de 1 a 10
NATUREZA E SOCIEDADE
Distinguir seres vivos e ambiente físicos com base na existência ou não do ciclo vital
Conhecer a caldeia alimentar que traz o equilíbrio ecológico
Classificar os sres vivos em animais, vegetais, e decompositores
Identificar a sua cidade- Fortaleza - dento de um contexto maior que é seu pais, na coleta de lixo
Conhecer os outros estados que fazem a coleta seletiva do lixo de forma mais avançada e moderna
Estudar o uso dos mapas e localizar o seu município no mapa do Brasil
BIBLIOGRAFIA
1. Revista : Série Educação ambiental da Prefeitura Municipal de Fortaleza- e-mail: edcacaoambientalsemam@yahoo.com.br
2. Site: ecoviagem.uol.com.br › Artigos › Meio Ambiente –
3. Escrever e ler – Lluis Maruny Curto e outros- Editora artmed
4. Educação de jovens e adultos- Proposta Curriculares – 1º segmento
5. Jogos e dinâmicas de Albigeor e Rose Militão
6. Pedagogia da esperança- Paulo Freire-
Nenhum comentário:
Postar um comentário