domingo, 2 de maio de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO : O LIXO

PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLA  MUNICIPAL QUINITINO CUNHA-    MAIO DE 2010
       




- O LIXO -
     UM GRANDE PROBLEMA DA ATUALIDADE:






Nesse mês de maio iremos trabalhar com o tema "O LIXO" uma problemática da atualidade, que perpassa por uma educação ambiental. Aos professores da rede pública e seguidores que se interessar pelo tema acesse com frequencia e veja as novidade, atividades, vídeos e dinâmicas sugeridas para o tema. Segue abaixo o projeto.




JUSTIFICATIVA:


Os parâmetros curriculares do MEC trás a necessidade de trazermos para sala de aula temas transversal como a formação da consciência ambiental do homem no desperdício de água, na reciclagem do lixo entre outros . Vivemos numa aldeia global. O estilo de vida do homem sul americano afeta de maneira indireta a vida de outros povos do planeta. Não podemos mais pensar que as queimadas daqui não atingiram os povos de outras aldeias. O planeta Terra é nossa moradia e pede socorro!
                                                                                               

Nossa responsabilidade em cuidar do lixo não termina na porta de nossa casa. Vai muito mais além. O aquecimento global é conseqüência desse estilo de vida egoísta e consumista que o homem vem construindo dia a dia sem se preocupar com a sustentabilidade do planeta. Nós, professores e professoras da rede pública temos o estrito cumprimento do dever legal de mudar essas realidade. Provocando discussões nas salas de aula, onde leve ao aluno a refletir sobre suas atitudes como um co-responsável por um planeta mais saudável, uma vida mais leve, como menos desperdício e responsabilidade social. Esse efeito dominó, com certeza, provocará resultados significativos se implantado desde cedo nas crianças e desde já nos adultos. Precisamos pensar em atitudes com urgência para melhoria da qualidade de vida e sobrevivência da espécie humana no nosso planeta. Nesse sentido o colégio Quintino Cunha vem trazer para prática através desse projeto uma reflexão que possa provocar mudanças atitudinais em nossos alunos quanto à problemática do lixo, desde atitudes simples de armazenamento do lixo doméstico, a coleta seletiva, a fiscalização de lixões abertos, como a exigir de nossas autoridades ações mais energética nesse sentido.



OBJETIVO GERAL: Desenvolver nos alunos uma consciência participativa de responsabilidade social quanto a melhoria do meio ambiente para uma qualidade de vida saudável para todos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Capacitar os alunos a fazerem uma coleta seletiva do lixo doméstico;

2. Descobrirem os alunos as doenças provocadas pelo acumulo do lixo;

3. ampliar o conhecimento dos alunos sobre reciclagem do lixo;

4. Conhecer o tempo de decomposição do lixo que produzimos;

5. Conhecer a realidade daqueles que vivem do lixo



TÓPICOS SOBRE O TEMA

Discussão político-pedagógica da palavra LIXO


 Classificação, característica origem do lixo


 Doenças causadas pelos acumulo do lixo


 Formas de reaproveitamento do lixo


 Leitura da Carta da Terra;


 Tabela do tempo de decomposição do lixo


 Visão da coleta do lixo nas principais cidades do Brasil;


 A indústria do lixo: catadores- empresários;


 As leis regulam o lixo;


 Dicionário do lixo

DESENVOLVIMENTO:

O projeto será lançado na primeira semana de maio e terá como cenário a recepção dos alunos em sala de aula toda cheia de lixo. Colocando os alunos diante dessa realidade, observar qual a reação deles e que atitudes irão tomar. Após a limpeza da sala, abrir círculo de debate. Perguntar o que eles sentirem? Porque sentiram. Qual a sensação depois da limpeza? Como seria a escola, sua rua, a cidade sem a coleta de lixo? Deixar os alunos liberarem sua oralidade. Quando o professor sentir que o assunto estar se esgotando, instigar novamente, reformulando perguntas a partir de seus pensamentos e colocações. O projeto deverá todo dia ter esse momento de debate sobre o que eles aprenderam de novo, que viram sobre o assunto na imprensa, nos comentários de alguém ou leram. O professor(a) deverá estar sempre se preocupando em elevar a criticidade do aluno sobre o tema.

 No decorrer do projeto deverão ser intercalados os conteúdos da grade curricular, conforme anexo abaixo.


 O projeto deverá ter uma lema escolhido pelos alunos com ajuda do professor(a) o qual constará nas produções artísticas como cartazes, panfletos, desenhos etc.


 O projeto deverá contar com participação do pessoal da limpeza da escola, em discussão de circulo convidá-los para apresentar a problemática do lixo na escola, bem como a participação da direção nesse sentido;


 Agendar junto à biblioteca da escola ou responsável para selecionar livros sobre o tema, bem como levá-los para assistir vídeos a respeito;


 Agendar uma visita junto aos órgãos responsáveis pela coleta de lixo ou empresa que trabalhem com o lixo reciclado;


 Desenvolver a arte de dramatizar. Convidar um catador de lixo para dar seu depoimento em sala. Destacar as suas dificuldades e preconceitos enfrentados.Escolher os alunos para representar um dia de catador de lixo.


 Designar uma data para o fechamento do projeto. O fechamento deverá uma atividade onde os alunos tenha a oportunidade de expressar o que aprenderam com o projeto e a oportunidade para expressar que outros assuntos lhe interessaria para discutirem também. Como sugestões: uma exposição no auditório da escola ou pátio de objetos feito a partir da reciclagem, ou os trabalhos realizados pelos alunos, ou palestrante de alguma ONG ou órgão que trabalhem com a questão ambiental. Fica a criatividade de cada professor(a).



COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS



1. Inteligência Lingüísticas;


2. Inteligência Lógica-matemática;


3. Inteligência Interpessoal

4. Inteligência Cinestésica-Corporal



ANEXO

CONTEÚDOS CURRICULARES – EJA I e II

LINGUAGEM ORAL  

Contar fatos e experiências sem omissões sobre o tema em sala de aula

Recontar textos narrativos ou informativos lidos pelos professor em aula

Dramatizar situações reais ou imaginárias

Recitar em voz alta, contos e pequenos textos

Posicionar fretes aos t emas tratados

Respeitar o turno da palavra


LINGUAGEM ESCRITA

Diferenciar o alfabeto maiúsculo e minúsculo;

Conhecer os diferentes tipos de letras: formas, cursivas, bastão

Identificar as letras palavra geradora do tema : L I X  O

Produzir as famílias da palavra geradora e encontrar palavras a partir das famílias;

Utilizar critérios quantitativos e qualitativos nos uso das letras pra escrever nomes ou comparar palavras

Utilizar imagem para associar as palavras. Associar a primeira letra a cada palavras

Trabalhar o alinhamento das palavras, e e o espaçamento das mesmas nas frases;

Trabalhar com textos enumerativos começando por listas;

Produzir textos listas em forma de colunas ou separados por vírgulas;

Ordenar as listas em ordem alfabéticas;

Usa a lista para etiquetar, nomear

Conhecer os diferentes tipos de lista: lista telefônica, lista de compras, lista de classificação;

Introduzir pequenos texto literários como poemas, adivinhações para memorizar

Trabalhar com textos informativos: jornais: saber qual a função do jornal, como são organizados e de que temas tratam

Identificar os elementos gráficos e visuais que o compõem ( diagramação, fotografia, ilustração et)

Identificar e ler manchete e títulos prevendo o conteúdo das notícias,


MATEMÁTICA
                                                                                
Reconhecer números no contexto diário

Utilizar estratégica para fazer contagem de cabeça, estimativa, comparação e agrupamento

Reconhecer e escrever os números naturais de 1 a 100

Contar e escrever em escala ascendente e descendente

Interpretar códigos freqüente no cotidiano como n º de telefone, apt., rua, CEP. Etc.

Identificar antecessor e sucessor de um número;

Identificar e ler número natural com dois, três , ou quatro dígitos

Noções básicas de agrupamentos, conjunto

Escrita dos algarismos romanos de 1 a 10



NATUREZA E SOCIEDADE

Distinguir seres vivos e ambiente físicos com base na existência ou não do ciclo vital

Conhecer a caldeia alimentar que traz o equilíbrio ecológico

Classificar os sres vivos em animais, vegetais, e decompositores

Identificar a sua cidade- Fortaleza - dento de um contexto maior que é seu pais, na coleta de lixo

Conhecer os outros estados que fazem a coleta seletiva do lixo de forma mais avançada e moderna

Estudar o uso dos mapas e localizar o seu município no mapa do Brasil





BIBLIOGRAFIA



1. Revista : Série Educação ambiental da Prefeitura Municipal de Fortaleza- e-mail: edcacaoambientalsemam@yahoo.com.br

2. Site: ecoviagem.uol.com.br › Artigos › Meio Ambiente –

3. Escrever e ler – Lluis Maruny Curto e outros- Editora artmed

4. Educação de jovens e adultos- Proposta Curriculares – 1º segmento

5. Jogos e dinâmicas de Albigeor e Rose Militão

6. Pedagogia da esperança- Paulo Freire-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário